Segunda, 16 Setembro

Em 2022 o número de municípios exportadores atingiu o recorde de 2.407 cidades. No ano passado, 43% dos municípios brasileiros venderam seus produtos para outros países, quantidade que foi a maior da série histórica, iniciada em 1997. O dado faz parte de um dos levantamentos apresentados no novo Panorama dos Municípios Brasileiros no Comércio Exterior elaborado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Panorama dos Municípios Brasileiros no Comercio Exterior.

Na avaliação da secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres (Secex), estimular o comércio exterior nos municípios é muito importante pois impacta no crescimento e desenvolvimento econômico das cidades. "A abertura de mercados estrangeiros para as empresas locais proporciona aumento da demanda por seus produtos e serviços. Isso, por sua vez, atrai investimentos e leva à criação de novos empregos, tanto diretamente nesses negócios, quanto indiretamente, em setores relacionados", enfatiza.

060423 recor exportacao

Espírito Santo é o estado com maior número de municípios exportadores

Segundo a publicação, a Unidade da Federação com a maior proporção de municípios exportadores foi o Espírito Santo. Em 2022, 74,4% dos 78 municípios capixabas exportaram. Em segundo lugar está o Rio de Janeiro, onde 73,9% dos municípios venderam para outros países; em Santa Catarina, esse percentual foi de 71,5%; e, em São Paulo, de 67,4%.

Em termos absolutos, São Paulo é o estado com a maior quantidade de exportadores, atingindo o número de 435 empresas com vendas internacionais.

 

Já o maior município exportador brasileiro, em 2022, foi o Rio de Janeiro, com vendas de US$ 21,9 bilhões, equivalentes a 6,6% das exportações nacionais. Em seguida estão: Duque de Caxias, com 5,5%; Parauapebas, com 2,1%; e Paranaguá, com 1,8%. Em média, cada município brasileiro exportou, no ano passado, US$ 139 milhões.

Principal destino das vendas

O levantamento, mostra, ainda, que os Estados Unidos (EUA) foram o destino de maior número dos municípios exportadores. Em 2022, 1.452 municípios forneceram produtos àquele país. Em seguida estão, China, com 998 municípios brasileiros fornecedores; Paraguai, com 966; Uruguai, com 941; e Argentina, com 907. O Mercosul como um todo, contou com 1.310 municípios brasileiros fornecedores e, na União Europeia, também como um bloco, este número chegou a 1.594 municípios.

Na importação, os 2.306 municípios importadores representaram 41,4% do total do país. A Unidade da Federação com a maior quantidade, neste ranking, também é São Paulo, com 420 cidades comprando produtos do exterior. Em termos relativos, o Estado do Rio de Janeiro possui a maior proporção de municípios que adquirem produtos do mercadod internacional, com 72,8%. Santa Catarina vem logo em seguida com 67,5% de cidades importadoras, acompanhada de São Paulo, com 65,1%; Espírito Santo, com 60,3%; Paraná, com 56,1%; e Mato Grosso do Sul, com 54,4%.

Fonte: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços - MDIC

 

 

Compartilhe com seus contatos
Pin It