A importação e exportação de máquinas pesadas são atividades cada vez mais comuns. O crescimento dessa modalidade ocorreu porque muitas empresas que possuem matriz em seu país de origem e que contam com filiais instaladas em diferentes países precisam de equipamentos ou tecnologias que ainda não são produzidas na localidade. Além disso, porque o preço para exportar máquinas usadas pode ser mais acessível do que comprar uma máquina nova em seu país.
Quando bem planejados, os dois serviços podem aumentar a competitividade no mercado de empresas nacionais ou de grupos multinacionais que queiram trazer seus parques fabris para o Brasil. Mas, afinal, como proceder em cada situação?
A Logway está preparada para dar todo o suporte necessário para que tais processos transcorram da forma mais adequada possível, disponibilizando aos nossos clientes serviços como:
- Obtenção de atestado de inexistência de produção nacional.
- Emissão de parecer técnico por Engenheiros credenciados.
- Preparação do processo de Ex-Tarifário abrangendo todos os detalhes da empresa importadora, produto a ser importado e previsão de investimentos e objetivos.
- Envio do pleito à Brasília, à Secretaria do Desenvolvimento de Produção no MDIC.
- Acompanhamento do processo em Brasília no MDIC.
- Acompanhamento do processo no Coana depois que o pleito for enviado a este órgão.
- Acompanhamento no Caex (Comitê de Aprovação de Ex-Tarifário) até a publicação no Diário Oficial.
|