Segunda, 25 Novembro

Para importar ou exportar é necessário escolher entre transporte LTL e FTL. Entenda o que significam, suas vantagens e desvantagens e qual a melhor solução para você!
Contratar o transporte de cargas para exportação e importação exige atenção de vários fatores que influenciam a escolha das melhores condições para o frete rodoviário. Um dos mais importantes é o volume da carga. Dependendo do volume, você precisará escolher entre o transporte LTL e FTL.
Antes que você comece a ficar preocupado com as siglas, calma! Nesse post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o transporte LTL e FTL para facilitar as suas decisões.

Transporte LTL e FTL: tudo o que você precisa saber

LTL e FTL são siglas que vêm do inglês. LTL corresponde a Less than Truckload, ou seja, o frete não ocupa a capacidade total do veículo. Enquanto isso, FTL corresponde a Full Truckload, ou seja, o frete ocupa a capacidade total do veículo.

O que significa transporte LTL?

O transporte LTL, também chamado de carga fracionada ou consolidada, é aquele em que o volume da carga é inferior à capacidade total do transporte; por exemplo, no caso do modal rodoviário, a capacidade do caminhão ou, no modal marítimo, a capacidade de um contêiner.
O espaço é dividido entre as cargas fracionadas de outros importadores e exportadores, sendo que a transportadora busca agrupá-las para aproveitar o máximo possível da capacidade disponível.

O que significa transporte FTL?

O transporte FTL é aquele em que o volume da carga é suficiente para ocupar, sozinha, a capacidade total do transporte.
Porém, essa não é a única possibilidade para o transporte FTL; mesmo se o volume da carga for inferior à capacidade total do transporte, ainda é possível optar por essa modalidade, contratando um transporte dedicado. Dessa forma, ela não precisa dividir espaço com a carga de nenhum outro importador ou exportador.

Como contratar transporte LTL ou FTL?

transporte ltl ftlA contratação da modalidade LTL ou FTL fica a critério do próprio responsável pelo frete, exportador ou importador, conforme seja CIF ou FOB. A preferência deve ser informada ao agente de carga ou à transportadora, desde o momento da cotação.
É uma boa ideia pedir que a transportadora faça a cotação das duas alternativas, tanto LTL quanto FTL, informando as datas previstas de embarque e desembarque da carga em cada caso. Assim, você terá informações para decidir qual delas é a melhor opção para a sua necessidade.
Comparação: transporte LTL ou transporte FTL?
Como já foi apontado anteriormente, não é realmente preciso ter uma carga de grande volume para optar pelo transporte FTL. No final das contas, a decisão é estratégica, levando em consideração as vantagens e desvantagens de cada alternativa. Então, vamos ao ponto mais importante: a comparação entre essas duas modalidades.

LTL: Vantagens e desvantagens

A principal vantagem do transporte LTL é o custo. Assim como a sua carga divide espaço com outras, você também divide os custos com outros importadores e exportadores que contrataram o mesmo transporte. Portanto, essa opção pode ser atrativa para quem trabalha com cargas pequenas e um orçamento apertado. No entanto, ela oferece menos segurança e agilidade.
Aliás, esse é um ponto importante: como a transportadora precisa encontrar outras cargas que sejam compatíveis com a sua e que, juntas, preencham a capacidade do caminhão, todo o processo de preparação para o embarque pode acabar sendo um pouco demorado.
Portanto, essa modalidade não é a ideal para quem tem urgência, ou se a carga exigir condições especiais.

FTL: Vantagens e desvantagens

Como você já deve imaginar, o principal obstáculo dessa modalidade é o preço. Afinal, você vai arcar sozinho com todos os custos que a transportadora considera para calcular o frete internacional.
No entanto, não analise a situação apenas por esse aspecto. Na verdade, olhando para as vantagens, é possível dizer que elas justificam o investimento extra de ter um transporte dedicado para sua carga, mesmo que você não tenha um grande volume para embarcar.
Uma das vantagens do transporte FTL é a proteção da integridade da carga, que pode ser acondicionada em melhores condições. Outra vantagem é o menor extravio e perda, devido a erros na separação das cargas.
Outro aspecto positivo é que, nessa modalidade, a carga não precisa ser consolidada nem desconsolidada, isto é, agrupada ou desagrupada das outras que estão dividindo a mesma unidade.
Sem esses procedimentos, o processo do transporte FTL é mais ágil, tanto no embarque quanto na chegada.
As vantagens ainda continuam...
Ao utilizar o transporte FTL, você tem mais flexibilidade para construir um planejamento estratégico e empregar inteligência logística para ganhar mais em agilidade e desempenho.

Transporte FTL: posso carregar várias cargas?

Vamos supor que você seja um exportador ou importador no Mercosul, e tem vários clientes na Argentina ou Brasil. Cada um dos seus clientes faz uma compra que não é suficiente para atingir toda a capacidade de um caminhão; será que você ainda pode contratar um transporte FTL?
Apesar de, tecnicamente, você estar trabalhando com várias cargas. Sim, é possível contratar um transporte FTL para levar todas juntas até a Argentina ou trazer para o Brasil. Elas deverão embarcar juntas e consolidadas. Porém, ao chegar no destino, será necessário contar com um parceiro logístico que consiga separar essas cargas e distribuí-las localmente.
Esse é um dos casos em que o transporte FTL também é uma opção mais vantajosa, já que sua alternativa seria contratar vários transportes LTL para cargas que vão ao mesmo destino.

CONCLUSÃO: Uma lição importante que você precisa levar dessa leitura é que a escolha das características do frete não deve ser baseada somente no preço, mas na maneira como elas se adequam às necessidades do seu negócio e da sua estratégia logística.


Veja também

 

Compartilhe com seus contatos
Pin It