Sábado, 23 Novembro

Entenda o que é essa comemoração na China e se previna com antecedência.

Além do Ano Novo comemorado em todas as partes do mundo, a China celebra culturalmente o Ano Novo Chinês, isso porque os chineses utilizam um calendário diferente da maioria dos países, eles se baseiam no calendário lunar, já outras regiões costumam usar o calendário gregoriano. No entanto, os países vizinhos da China também comemoram o Ano Novo Chinês, é o caso do Japão, Coreia do Sul e Vietnã.

AnoNovoChines 2023Tradicionalmente, representa o início de um novo ciclo, sendo o feriado mais popular e um dos mais importantes do país, por isso as festividades costumam durar de uma semana a quinze dias. Esse ano, o Ano Novo Chinês tem início no dia 22 de janeiro e vai até o dia 27 de janeiro e o coelho será o animal regente.

Nas crenças chinesas, acredita-se que o ano do coelho será de boas energias, paz, harmonia, tranquilidade, entre outros fatores positivos devido a serenidade que o animal representa na astrologia.

Muitos costumes fazem parte das crenças chinesas durante o Ano Novo, como os presentes, a decoração e até mesmo a cultura de atribuir nomes de animais aos anos, que está ligada ao budismo. São 12 animais no calendário: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco, nessa sequência específica a cada ano.

PARALISAÇÃO NA CHINA DURANTE O ANO NOVO CHINÊS

Diferentemente do Brasil, onde algumas fábricas operam com produção reduzida ou sob demandas especiais em época de feriados maiores ou prolongados, na China, a produção e os pedidos são restabelecidos somente após o hiato das festas e muitos serviços são paralisados, incluindo as atividades voltadas para o comércio exterior.

Dessa forma, serviços de armazenagem, serviços de embarque, transportes até o porto, desembaraço aduaneiro do país de origem, entre outros são paralisados na China durante essa época.

Consequentemente, se as empresas não se prepararem para a data, podem ocorrer prejuízos, como atrasos e aumento dos fretes, por exemplo.

Por isso, além de conhecer os processos aduaneiros, profissionais do segmento de comércio exterior e logística precisam estar sempre atentos às datas comemorativas no mundo todo para o seu negócio não ser atingido de surpresa. E considerando que a China é a maior economia do mundo e um dos principais parceiros do Brasil em importação e exportação, orienta-se que algumas decisões precisam ser antecipadas para não afetar essa relação, bem como para não haver prejuízos nem grandes impactos na economia global.

SAIBA COMO SE PRECAVER DURANTE O ANO NOVO CHINÊS

Faça um planejamento das operações com antecedência para considerar a antecipação de pedidos e de compras, para buscar por rotas alternativas e fornecedores fora da China a tempo, conseguir fazer negociações para evitar atrasos e fretes com custos elevados e para não se deparar com a falta de mercadorias e escassez de rotas. Dessa forma, você evita que a logística do seu negócio seja afetada e não tenha problemas como:

    • Falta de espaço no transporte
    • Operações atrasadas
    • Blank sailing
    • Aumento dos preços
    • Falta de estoque
    • Congestionamento nos portos e aeroportos
    • Cobrança de sobretaxas, como o caso da Sobretaxa de Desequilíbrio de Equipamento


Veja também

O conteúdo original dessa matéria pode ser acompanhado no link abaixo:
Fonte: https://www.x5logistics.com.br/efeitos-do-ano-novo-chines-no-comercio-exterior/

 

 

Compartilhe com seus contatos
Pin It