Domingo, 24 Novembro

100123   exportacao cosmeticosOs números do comércio internacional de produtos brasileiros do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) seguem crescendo ano após ano, demonstrando a qualidade da produção nacional e a importância do setor para a economia. O Brasil é referência em procedimentos estéticos, o que abre oportunidades para as empresas focadas na beleza e no bem-estar de se posicionarem no mercado internacional e participarem ativamente na função de levar ao mundo o que há de melhor da indústria nacional.

Pelo terceiro ano consecutivo, as redes de estética lideram o ranking do mercado que mais cresce no Brasil e faz sucesso no exterior, segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF). No ramo de franquias, na área da Saúde, Beleza e Bem-estar, faturou-se aproximadamente R$ 34,2 bilhões, colocando o Brasil como o quarto maior mercado de estética e beleza do mundo. O turismo estético também ganhou força nos últimos tempos: a prática pode virar lei no Brasil para atração de investimentos estrangeiros, com possibilidade de injetar R$ 15 bilhões na economia, de acordo com o Ministério do Turismo.

No âmbito das exportações, o setor de HPPC cresceu 13,5% de janeiro até setembro de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). A receita atingiu US$ 128 milhões, com destino a 117 países, sendo os principais Argentina (US$ 47,39 milhões), Estados Unidos (US$ 16,84 milhões) e Colômbia (US$ 9 milhões).

De acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), os produtos brasileiros de HPPC chamam a atenção do mercado principalmente pelas características de produção sustentável e da associação de branding com a fauna e a flora nacionais, em especial da Amazônia. Por meio do Projeto Setorial Beautycare Brazil, resultado de uma parceria que se estende há mais de 20 anos com a ABIHPEC, mais de 110 empresas associadas recebem apoio para a internacionalização e promoção comercial, elevando a competitividade do País frente ao cenário externo.

Pandemia de autocuidado

Um dos motivos desse crescimento foi a atenção com o autocuidado desde o momento mais crítico da pandemia de Covid-19, em 2020. Segundo a ApexBrasil, além do aumento da atenção com a higiene pessoal, a necessidade de manter a autoestima elevada como forma de lidar melhor com as circunstâncias marcou o crescimento do setor de cosméticos. Mesmo com o abrandamento da pandemia, o consumo e o interesse pelo autocuidado permaneceram.


Fonte:Apex-Brasil
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