Quinta, 21 Novembro

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A dinâmica econômica brasileira se encontra pautada por uma relação principal de exportação de commodities e importação de bens industrializados, dependente, portanto, da interação e das necessidades dos principais centros capitalistas do mundo.

Por conta disso, nunca houve uma preocupação de estabelecer eixos logísticos que pudessem atender o interesse principal de desenvolvimento de uma economia complexa e industrializada, de modo a garantir a competitividade de todos os setores econômicos do país.

O Estado brasileiro historicamente não teve a capacidade de resolver esse problema, seja através da construção dos ativos de infraestrutura, seja no papel de indutor da atuação do particular.

O setor portuário reflete este paradigma, muito embora tenham sido registrados avanços importantes desde a redemocratização do país. Nesse contexto, o porto de Santos ganha importância fundamental por ter na sua hinterlândia uma região de economia mais complexa e industrializada.

porto santos movimentacaoMudanças estão ocorrendo. Não só a administração do porto de Santos pode ser privatizada, como outros projetos de investimentos bilionários se encontram em curso.

Para o setor logístico chama atenção a possibilidade de ocorrer, ainda neste ano, o leilão da área STS10, que deverá receber o novo terminal de contêineres do porto de Santos.

A perspectiva é de que o leilão seja realizado antes da privatização do porto, abrindo a possibilidade de investimentos na ordem de 3,3 bilhões de reais ao longo dos próximos 25 anos. Atualmente, esse procedimento se encontra em fase de audiência pública.

Acredita-se que a introdução de um novo terminal possa garantir a expansão do porto e dar conta da demanda futura da movimentação de contêineres, trazendo, igualmente, um aumento na competitividade que poderá resultar em uma diminuição dos custos logísticos dos usuários. Contudo, existe uma certa controvérsia no mercado sobre se esse incremento da competitividade de fato ocorrerá e, caso ocorra, como ele se dará.

Informações do projeto

A área a que se refere o terminal STS10 está localizada na região do Saboó, na margem direita do Porto de Santos e prevê a movimentação e armazenagem de cargas conteinerizadas. O projeto foi qualificado no PPI por meio da Resolução CPPI nº 172, de 27 de abril de 2021, que deu origem ao Decreto nº 10.743, de 08 de julho de 2021.

O transporte de mercadorias por meio de contêineres caracteriza-se por ser amplamente utilizado no transporte de produtos industrializados, de alto valor agregado. Acerca da demanda por esse tipo de carga, ressalta-se que o principal determinante de seu crescimento está relacionado à elevação da renda das regiões e países compradores, bem como questões relativas à oferta de serviços por partes dos terminais portuários. Santos apresenta-se como o maior Complexo Portuário brasileiro na movimentação de cargas conteneirizadas, correspondendo a 36,7% da movimentação de contêineres no País em 2020.

porto santos aereaAtualmente, a área possui aproximadamente 423 mil metros quadrados e 1,3 km de cais. A futura área do terminal STS10 agrega as áreas da região do Saboó e acrescenta a expansão de pátio até a nova estrutura de cais, que será construída na anteguarda do cais atualmente existente, avançando o terminal na direção norte e, após a implementação das mudanças, o novo terminal terá uma área total de cerca de 601.101 metros quadrados.

Os investimentos previstos abrangem, dentre outros: (i) a construção de cais de atracação com extensão total de 1.209 metros lineares, com correspondentes equipamentos e subsistemas necessários para adequado atendimento de no mínimo 3 navios da classe New Panamax e com estrutura compatível para profundidade de dragagem de –17m;  (ii) dragagem de aprofundamento nas áreas dos berços de atracação; (iii) investimento no desenvolvimento do terminal, com vista a implementação de pátio de contêineres, construção de retroárea e execução de outras melhorias na área do arrendamento; (iv) aquisição de novos equipamentos; e (v) investimento fora da área do arrendamento para realocação da Estação de Tratamento de Água atualmente existente para área contígua ao terminal.

Após os investimentos previstos, a partir do ano de 2028 o terminal STS10 alcançará a capacidade estática de armazenagem de 59.040 TEU e capacidade dinâmica anual de cais de 2.320.000 TEU.


Veja também

FONTES UTILIZADAS NESSE CONTEÚDO:

terminal de contêineres STS 10 - Pesquisar (bing.com)

STS10 – Arrendamento de terminal para movimentação e armazenagem de cargas conteinerizadas no Porto de Santos/SP - Programa de Parcerias de Investimentos (ppi.gov.br)

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