Terça, 20 Fevereiro

lifting up container in

Despacho Aduaneiro de Importação

Despacho Aduaneiro de Importação é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo Importador a respeito da mercadoria importada, os documentos apresentados e a legislação específica, com vistas ao seu Desembaraço Aduaneiro  (art. 542 -RA).

Portanto, para não se incomodar de modo geral, a DI/DUIMP deve estar em conformidade com os documentos e a mercadoria.

Dos prazos na Importação

O Despacho Aduaneiro pode ser efetuado em zona primária ou zona secundária, e um dos pontos que precisamos ficar atentos (ainda mais com os valores de armazenagem) é com relação aos prazos para início do Despacho Aduaneiro, sendo:

  • até noventa dias da descarga, se a mercadoria estiver em recinto alfandegado de zona primária;
  • até quarenta e cinco dias após esgotar-se o prazo de permanência da mercadoria em recinto alfandegado de zona secundária.

De forma resumida, o Despacho Aduaneiro de Importação ocorre nas seguintes etapas:

      1. Registro da DI ou da DUIMP
      2. Parametrização
      3. Distribuição
      4. Conferência
      5. Desembaraço Aduaneiro

Despacho Aduaneiro de Exportação

Despacho de Exportação é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo Exportador em relação à mercadoria, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas ao desembaraço aduaneiro da mercadoria e a sua saída para o exterior. (Art. 580 do Regulamento Aduaneiro)

Toda mercadoria destinada ao exterior, inclusive a reexportada, está sujeita a Despacho de Exportação, salvo exceções estabelecidas na legislação específica.

Atualmente o Despacho Aduaneiro de Exportação é processado por meio da DU-E (Declaração Única de Exportação) no Portal Único Siscomex.

Lembrando: após o registro da DU-E, o prazo para dar sequência ao Fluxo de Exportação é de 15 dias. O Fluxo Geral de Exportação se inicia com a intenção de um operador privado em realizar uma Exportação e finaliza com o embarque da mercadoria para o exterior.

Do mesmo modo feito na importação, vamos entender como funciona o Fluxo de Exportação:

      1. LPCO
      2. DU-E
      3. Parametrização
      4. CCT

Veja também

Compartilhe com seus contatos
Pin It